Sobre nós

O grupo de pesquisa Fruticultura no Vale do São Francisco (FRUTVASF) foi criado em 2013 com o objetivo de resolução de problemas da fruticultura no Vale do São Francisco, através de resultados experimentais executados in loco, de preferência em parceria com o produtor, formação de recursos humanos capacitados e busca por alternativas ao setor frutícola regional.
    Procuramos disponibilizar as ações do FRUTVASF à sociedade, especialmente àqueles que atuam diretamente no setor frutícola do Vale, incluindo estudantes de Engenharia Agronômica, pós-graduandos, consultores independentes, profissionais das Ciências Agrárias e produtores da região. De uma forma geral, os nossos esforços de pesquisa são dedicados a ajudar os fruticultores do Vale do São Francisco a produzir frutos com qualidade, de forma competitiva e rentável, com práticas agrícolas sustentáveis.
    Atualmente a equipe é formada por oito pesquisadores doutores (UNIVASF, Embrapa Semiárido, UNESP e UFPB), pós-graduandos dessas instituições e estudantes de Engenharia Agronômica, desenvolvendo projetos de pesquisa em parceria com produtores do Vale do São Francisco e no Setor de Fruticultura da UNIVASF/Petrolina-PE, com manga, goiaba, maracujá, amora-preta e romã.
     Seja bem vindo(a) e boa leitura!

Dr. Ítalo H.L.Cavalcante
Líder do FRUTVASF (UNIVASF, Petrolina,PE

Defesa de Dissertação

A acadêmica Fernanda Campos Alencar do programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA AGRÍCOLA defendeu sua dissertação nessa quinta-feira(31/03/2016),abordando o tema “MANEJO DA ADUBAÇÃO BORATADA FRENTE À DESORDEM FISIOLÓGICA,PRODUTIVIDADE E QUALIDADE FISICO-QUÍMICA DE MANGA cv.PALMER”,que teve como banca examinadora o Prof. Dr. Ítalo Hebert Lucena Cavalcante, Prof. Dr. Augusto Miguel N. Lima e a Profa. Dra. Karla dos Santos Melo Souza.

Prof. Ítalo H.L.Cavalcante
Líder do FRUTVASF (UNIVASF, Petrolina,PE)

Anais do I Simpósio de Fruticultura do Vale do São Francisco (I SIMFRUT)​

O evento foi realizado de 01 a 02/2015 no Complexo Multieventos da UNIVASF (Juazeiro-BA), sob organização do FRUTVASF em parceria com UNIVASF, Embrapa Semiárido, SEBRAE, Basf, Nufarm, Produção Vegetal – Programa de Pós-Graduação (UNIVASF) e periódico Comunicata Scientiae. Para download do livro de anais do I SIMFRUT acesse a página publicações do FRUTVASF.

Prof. Ítalo H.L.Cavalcante
Líder do FRUTVASF (UNIVASF, Petrolina,PE)

Experimento com goiabeira fertirrigada com biofertilizante

Prezados alunos,
    Encontra-se em plena fase de condução um experimento objeto do projeto “Fertirrigação com esterco bovino líquido fermentado no cultivo da goiabeira no Vale do São Francisco” financiado pelo CNPq (auxílio financeiro e bolsa) e FACEPE (bolsas de Mestrado e PIBIC). O experimento está instalado do Setor de Fruticultura da UNIVASF/Campus Ciências Agrárias em Petrolina-PE sob a responsabilidade da equipe do FRUTVASF. As plantas estão no segundo ciclo produtivo, com poda realizada em fevereiro de 2015 e previsão de colheita em agosto de 2015. No experimento estão sendo estudados níveis percentuais do esterco líquido de bovino simples: testemunha (sem biofertilizante) 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0% de biofertilizante aplicado via fertirrigação associado às doses de 50% e 100% da recomendação de adubação nitrogenada via fertirrigação.
    Em breve disponibilizaremos informações dos experimentos em curso com a cultura da amoreira preta além de mais livros grátis.

Prof. Ítalo H.L.Cavalcante
Líder do FRUTVASF (UNIVASF, Petrolina,PE)

Aluno do FRUTVASF é finalista do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura - 2014

O estudante de Engenhraria Agronômica da UNIVASF Luirick Felix Silva Barbosa, integrante do grupo de pesquisa Fruticultura no Vale do São Francisco (FRUTVASF) foi selecionado como finalista do prêmio Jovem Cientista em Fruticultura – 2014, na categoria graduando/graduado (http://www.fruticultura.org/premio_jovem_cientista).
    O aluno bolsista PIBIC/CNPq sob orientação dos professores doutores Ítalo Herbert Lucena Cavalcante e Augusto Miguel Nascimento Lima (CEAGRO/UNIVASF/Petrolina-PE), concorreu com o trabalho intitulado “Desordem fisiológica e produtividade de mangueira Palmer associada à nutrição de boro: manejo de adubação boratada”, desenvolvido através da parceria entre o FRUTVASF e a empresa Herculano Agrícola, situada em Casa Nova/BA.
    O prêmio é oferecido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e os trabalhos dos cinco finalistas, dentre os quais o de Luirick, obrigatoriamente, deverão ficar expostos, na forma de painéis, durante o XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura e serem apresentados pelo autor/candidato ao prêmio, de forma oral perante Comissão Científica Julgadora composta de pesquisadores indicados pela SBF. Os vencedores serão divulgados durante a Sessão de Encerramento do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura (XXIIICBF), que será realizado na cidade de Cuiabá-MT, de 24 a 29 de agosto de 2014.

Prof. Dr. Ítalo H.L.Cavalcante
Líder do FRUTVASF (UNIVASF, Petrolina,PE)